LETREIRO


ANUNCIO

Seja + 1.

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Chá de tererê


O chá de tereré é uma bebida muito conhecida. Também pode ser chamado só de tererê, tereré ou téres.

Ingredientes:

A erva de tereré, comprada em supermercados ou em casas especializadas, água gelada e cubos de gelo (opcional).

Modo de Preparo:

As guampas são geralmente de tamanho padrão. Então, coloque 3/4 de pó de tererê dentro da guampa. Coloque a bomba dentro e acrescente as pedras de gelo e depois água gelado por cima até completar a beira da guampa.

Uma dica, é que você pode fazer com água mineral, água com gás, água com gosto de frutas, mas sempre com muito gelo e as bebidas bem geladas.

Outro opcional é pingar gotas de suco de limão, ou gotas de refrigerante. Claro que os mais tradicionais bebem o tereré de maneira tradiconal, apenas o pó e a água, mas hoje em dia já vai do gosto de cada um fazer várias combinações.


Característica:

Muitas pessoas confundem o tereré com o chimarrão. Mas, diferentemente deste, o tereré é feito com água gelada, e se torna um chá gelado.

Assim como todo chá, o tereré é feito com uma planta específica chamada erva-mate.

O Preparo da Erva-mate:

Essa erva não é transformada em chá logo que sai da natureza. Há todo um processo de preparo da planta, para depois ela ser consumida.

A erva mate deve ser colhida, e permanece em descanso por cerca de oito meses em local sem umidade. Após esse período, ela é cortada e passa por processo de trituramento. Mais uma vez diferente do chimarrão, o mate do tereré não é triturado até virar pó, mas sim, é triturado de maneira mais grossa.

Como Servir o Tereré:

O vasilhame onde se serve o chá se chama guampa, que é feito de chifre de boi. Corta-se a ponta do chifre, e tampa-se com metal o fundo e a borda. Ou também couro. Por dentro, é forrado de verniz. Claro, que esse é o recipiente tradicional, e, portanto, pode custar caro, e variar de R$5,00 a R$100,00.

O tereré pode ser consumido em copos de alumínio, vidro, ou canecas.

O Chá de Tereré

Outro acessório importantíssimo são as bombas. É aquela espécie de “canudo” usado para beber o chá. Mas o que pouca gente sabe, é que antes de chegar à boca, a bomba trata de coar o chá, para que nenhum resquício da erva chegue até a boca, e sim somente o chá. Elas são feitas de alumínio, ouro, prata e aço inox. Nunca de ferro, pois altera o sabor da bebida.

Esses objetos, nas regiões onde a bebida é típica, são muito mais do que utensílios domésticos. Eles podem representar a família, sendo personalizados com emblemas.

Costumes:

O hábito de se beber tereré veio do Paraguai, onde vários amigos se sentam em roda nos fins de tarde, com uma grande quantidade de tereré e conversam, cantam músicas e vão bebendo tereré na mesma guampa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ENVIE PARA UMA AMIGO.